Edelweiss

Edelweiss (Leontopodium alpinum) é uma espécie vegetal da família Asteraceae –palavra alemã que significa “branco nobre” ou “branco precioso”.

                                                Existem muitas lendas relacionadas à sua flor, por exemplo, que ela adveio das lágrimas de uma jovem virgem.    Existe também uma lenda em que pessoas caem de abismos tentando colher um edelweiss.    Dizem ser uma prova de amor quando o rapaz sobe os alpes para buscar a linda flor para sua amada,   pois é um percurso muito perigoso,   e somente com muito amor para se arriscar dessa maneira. É a flor nacional da Áustria e Suíça.

                                               Edelweißpiraten era um grupo de jovens que fazia resistência ao regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. (Wikipedia)

 

 

                                               Recebo uma mensagem bonita, mas longa. O fundo musical é a música Edelweiss, sempre agradável de ser ouvida. Essa florzinha, tão típica do Tirol, me leva a dias distantes…

                                               Quando fui pela,  primeira vez à Austria,  uma de minhas irmãs estava junto.

                                               Em crianças fizemos mil planos de irmos juntas è Europa. Cada uma seguiu sua vida,  caminhos tão diferentes,   cidades distantes, viagens separadas, mas o amor sempre nos manteve unidas e próximas.

                                               Um dia tudo se encaixou. Fomos, os dois casais, dar um giro. Fazia muitos anos que as “sorellas” não passavam tanto tempo juntas. Foi maravilhoso.

                                               Ela se apaixonou profundamente pelo Tirol, os vales, as cores, embora fosse inverno os contrastes da natureza eram notáveis. Não havia edelweiss, só as lendas…

                                               Presentear com uma edelweiss significa amor eterno ou amizade eterna – a flor dura mais de cem anos depois de colhida.

                                               Acabou-se a viagem, voltamos ao Brasil, cada qual com sua vida.

                                               Um dia, em outra viagem, conheci Treze Tílias,  em Santa Catarina. Há muito tempo eu queria conhecer essa cidade, e finalmente deu certo de ir lá.

Só há um adjetivo: maravilhosa. Adorei. E surpreendentemente ali havia, à venda, edelweiss.

                                               Não resisti. Comprei um medalhão (não de corrente, mas maior, de parede, tipo quadrinho mais antigo) e o dei a essa irmã.

                                               Como um símbolo  –  de nossa eterna amizade,  de nossa  irmandade, de nossa resistência em deixar que a distância nos separe… ouvir a música, hoje, me trouxe essa lembrança de volta.

 

6 comentários em “Edelweiss

Deixe um comentário