
Hoje, 1 de Maio. Ou nosso conhecido “primeiro de maio”.
A temporada das chuvas começa a se escassear, as cores da natureza se alteram, a luminosidade do dia diminui. Caminhamos rumo ao inverno. Que, salvo poucas exceções, não altera o ritmo de vida desse lado dos trópicos, onde a mudança das estações do ano é quase imperceptível.
Mas há lugares em o mês de maio dá início à época da alegria Depois dos rigores do inverno, das naturais dificuldades enfrentadas em razão de nevascas e das baixíssimas temperaturas, da quase ausência do sol, meados da primavera representa o renascimento. A natureza se refaz, as flores finalmente explodem em suas cores, o sol traz calor e felicidade.
E a singela flor, o lírio do vale ou “muguet-du-bois”, em seu branco invocando pureza, era usada para enfeitar as noivas e os altares.
E, conta-se – não sei se lenda ou realidade – que nos idos do século XVI, em um dia 1° de Maio, alguém teria oferecido uma flor branca, em forma de sino, semelhante a um pequeno lírio, chamada “muguet-du-bois” ao terrível rei francês Charles IX. Não há relatos de outros episódios de emoção na história desse rei, mas – sempre tem o mas – o rei Charles IX da França teria ficado emocionado com o gesto, e ordenado que sempre, no primeiro dia do mês de Maio, todas as moças solteiras do reino deveriam receber uma dessas flores.
Verdade? Lenda? Não sei. Mas lá, na França, manteve-se a tradição de se ofertar a muguet-du-boi às moças nesse dia. Com o tempo, passou a ser chamada “flor da sorte” e ainda “flor da felicidade”, dando origem à denominação “muguet-du-bonheur”.
Séculos depois no dia Primeiro de Maio passou-se a comemorar o Dia do Trabalho. E, lá, na mesma França, tornou-se tradição a oferta dessas florezinhas entre os trabalhadores.
De delicadeza ímpar, seja qual for a origem do gentil costume, este deve ser mantido, pois oferecer flores é levar alegria ao presenteado. E, mais ainda, quando, depois do rigoroso inverno do ano ou da vida, ofertam-se as primeiras flores de uma nova primavera.
(Imagem: banco de imagens Google)