
Deixou-nos Neruda, o grande poeta Pablo Neruda, com sua peculiar ironia, uma lição sobre o que é escrever: “Escrever é fácil, você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.”
É o que faço, continuamente…
Mas não sei se é fácil, a não ser, obviamente, a parte referente a colocar o ponto final para terminar. Aí reside a ironia do mestre.
Nem sempre, para começar, consigo uma letra maiúscula que valha a pena.
Quantas vezes troquei repetidamente a letra maiúscula e nenhuma ali caiu bem… usei todo o alfabeto, tentei apelar para o alfabeto grego, chinês, árabe, arriscando inclusive no cirílico. Tentei até desenhos rupestres, mas nada era o que procurava.
Já não falo em deixar o papel em branco – ou entregarei minha idade. Por isso, digo que deixo a tela livre e o cursor piscando indefinidamente, enquanto tento encontrar uma letra. Uma única e singela letra maiúscula para iniciar um parágrafo – justamente o primeiro parágrafo.
Impossível. Melhor desistir e ir “passar” um café.
Dar uma voltinha, olhar pela janela, ver se o céu continua no mesmo lugar…
E reiniciar a batalha.
De súbito, do nada, uma letra salta e se coloca, maiúscula e imponente, no ponto inicial. Já me apresso em deixar um bom espaço e coloco o ponto final. Ali está o escrito. Falta apenas inserir as ideias entre essa abençoada letra inicial o e inevitável ponto final.
Animadas pela letra maiúscula que ali se impôs, outras letras vão aparecendo, algumas palavras se formam, e é possível lhes dar sentido, e assim surge um começo. Simplesinho, sem encanto, talvez até repetitivo de outra obra. Mas, não há dúvida, há um começo.
E no alfabeto latino… consigo ler sem dificuldade o que está aparecendo na tela, como por mágica ou feitiçaria.
E as palavrasse se sucedem, mostram o caminho, organizam o texto, pedem pontos e vírgulas, pedem espaços e novosparágrafos.
E, sem pensar, sem forçar, surge o texto, escrito na exata lição do grande Neruda. Até o ponto final já estava ali, estrategicamente e muito bem colocado…
(Imagem: banco de imagens Google)