
Para pensar 33

Blog de de Alice – Alinhavando letras
A todas as pessoas que passaram pela minha vida; às que ficaram e às que não ficaram; às pessoas que hoje são presença, àquelas que são ausência ou apenas lembrança… – desde 2008 –


Náufragos do eterno desejo do amor
Você espera que eu lhe dê um depois
Que haja uma história para juntos vivermos
Mas se nem para mim eu tenho esse depois,
Como o poderia dar ou prometer a você?
Naufrágio de minha vida, só escombros
Vivo no agora da areia antes da onda do mar
Que tudo apaga, tudo leva, tudo destrói
Antes do vento forte vindo de qualquer lado
Que tudo desmancha, tudo carrega, de tudo dispõe
Naufrágio do meu amor, só saudades
Não tenho esse depois para oferecer
Não tenho um futuro para programar
Sou o agora, sou apenas esse instantâneo,
Simplesmente sou o que não permanece
Naufrágio do meu passado, só lembranças
De tudo o que não ficou, passou com o tempo
Que não perdoa, não volta e não permite
E nos deixa, sem norte, sozinhos no escuro
Na eterna noite dos desamados
Náufragos de um depois que não existe
Venha sonhar comigo por alguns tempo
Segurar por um fugidio instante a sensação de viver
E gozar da vida sem depois, a vida-agora
E ser feliz no instante presente, sem futuro
Náufragos de nós mesmos, só distância
Venha voar comigo e desfrutar esse instante
De saber que podemos viver sem o controle da vida
Conhecer a beleza da paixão sem cobranças
E o encanto de viver um grande amor sem depois...
(Imagem: foto de J.F. Michelet)

Sou um ser totalmente passional.
Sou movida pela emoção, pela paixão…. tenho meus desatinos…
Detesto coisas mais ou menos.
Não sei conviver com pessoas mais ou menos
Não sei amar mais ou menos.
Não me entrego de forma mais ou menos.
Se você procura alguém coerente, sensata, politicamente correta, racional, cheia de moralismo… ESQUEÇA-ME!
Se você sabe conviver com pessoas intempestivas, emotivas, vulneráveis, amáveis, que explodem na emoção… ACOLHA-ME!
Se você se assusta com esse meu jeito de ser, AFASTE-SE!
Se você quiser me conhecer melhor. APROXIME-SE!
Se você não gosta de mim, IGNORE-ME!
E quando eu partir… não chore.
(Imagem: foto de Maria Alice)

A escuridão cobre a luz, mas a luz transcende qualquer escuridão.
E o momento mais escuro da noite é aquele que precede o alvorecer.
Se para cada dia há o descanso de um anoitecer, ao final de cada noite vem a alegria de um amanhecer.
E é exatamente no momento em que fraquejamos e quase desistimos, encontramos em algum lugar secreto de nós, a força que nos faz tudo superar e seguir adiante. Chama-se esperança.
Sempre há um recomeçar em todas as situações que levam a um limite. E, se não consequências, são causas das transformações. Como a metamorfose da larva em crisálida e desta em borboleta. O fim de uma é o surgimento da outra. O mundo novo só pode começar quando desaparece por completo o anterior.
Se a crisálida se recusa a surgir e deseja continuar larva, nunca haverá a borboleta.
É preciso romper com o passado, com a situação atual, para que possa começar o futuro.
Agarrar-se ao que já foi, amarrar coisas, fatos e pessoas que já não fazem mais parte de nossa vida impede que se vá adiante. Um navio não navega depois de lançar a âncora. Fica preso em um ponto no meio da imensidão e perde sua essência, que é flutuar de um porto ao outro.
Não evoluir equivale negar nossa natureza humana, de seguir, fazer um caminho e chegar ao lugar que nos espera. Só o descobriremos se não desistirmos nem ficarmos amarrados no passado.
Entender que tudo passa, que precisamos romper com o passado e deixar o presente fluir para nos sentirmos vivos.
Diferenciar sensações e sentimentos. Valorizar apenas o que importa e não ter medo do desconhecido. Não olhar para trás. Ter a saudade como referência de onde viemos e para onde não devemos nunca voltar.
Libertar a alma para que voe livre e nos sinalize o caminho a ser trilhado, com a certeza de que, por mais escuros que sejam alguns momentos, encontraremos luz e alegria logo adiante. Nascemos para a luz, a alegria, o amor e a paixão. O restante é resultado da presença destes na nossa vida.
A luz – ainda que pequena, tem o poder infinito de romper qualquer escuridão. A alegria é o sal da vida. E, se o amor é pétala, a paixão é êxtase.
(Imagem: foto de Maria Alice)

E bateu o cansaço de me cansar com as mesmas coisas, pessoas, situações.
Não sou mais a mesma, eu não mudei apenas o meu cenário e os meus personagens, eu mudei a mim, mudei meus hábitos e comportamentos.
Decidi seguir adiante, me lançar no desconhecido. Nada e ninguém me pertencem, e nisso encontrei minha libertação.
Então pode ser que a gente se encontre: eu serei a tempestade, o dia de sol, o céu azul, a nuvem negra, a ressaca do mar, o voo de um pássaro ou de uma borboleta… mesmo com a asa quebrada.

Do quadro de uma janela assisto à passagem da vida
Pela calçada casais abraçados se encolhem sob os guardachuvas
Os automóveis se alinham em filas em sentidos opostos
E a noite, serenamente, cobre tudo com seu manto de ausência de luz
Agora já não há gritos de vendedores nem buzinas nervosas ou sirenes
As pessoas andam mais vagarosamente, saboreando o caminhar
É minha hora preferida. Há uma ordem chegando onde reinou a confusão diurna
Como o dia, assim é minha vida – depois das dúvidas da infância e incertezas da juventude
Veio o meio termo da maturidade. E agora, na velhice, só quero a ordem.
As noites silenciosas são o bálsamo da alma e o descanso do corpo, ambos exaustos
Mesmo que pensamentos confusos impeçam o sono reparador
Os ventos da madrugada desalinham a organização da noite
e despertam a vontade de sair na noite e voltar a viver intensamente
mas a ordem logo volta e reina o vazio da natureza em repouso.
Embriago-me do escuro e do silêncio nas longas horas de solidão
E me recordo de tantas pessoas, tantas alegrias, tantas perdas pela vida
Fecho os olhos, inundada de tantas lembranças fugidias
E mergulho, fragilizada, no mar do meu próprio caos.
(Imagem: banco de imagens Google)