Velhos carnavais

Mas é carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal
Deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar
Que hoje eu sou da maneira que você me quer
O que você pedir eu lhe dou
Seja você quem for, seja o que Deus quiser (Chico Buarque)

Resultado de imagem para carnaval

 

Como eram bonitas as músicas que surgiam na época do carnaval, ou relativas ao carnaval, como essa “Noite dos Mascarados” da qual tirei as frases acima…

Não, não é saudosismo besta, coisa de velho, não… é constatação mesmo, pura e simples. Por mais incrível que possa parecer, um dia, há muito tempo, no milênio passado, já gostei de bailes de carnaval.

Os mais velhos realmente sentem saudade dos antigos carnavais, e vocês sabem por que os mais novos não o sentem? porque não conheceram aqueles carnavais…

Não existia o slogan “USE CAMISINHA”. Não era preciso, carnaval não era pornografia explícita nem orgia ou bacanal, ao menos para a esmagadora maioria da sociedade.

Ninguém falava o irritante “BEBA COM MODERAÇÃO”. Cada um bebia o quanto queria e ninguém ficava regulando o copo alheio.

E o que se vê, hoje, é bandalheira, inúmeras gravidezes indesejáveis que se seguem ao carnaval, diversos atendimentos de coma alcóolico ou overdose, não obstante essas besteira desses slogam idiotas.

Havia os bailes – grandes bandas, com muitos metais, som espetacular. Tocavam as marchas-rancho, marchinhas carnavalescas, músicas até mesmo de letras maliciosas, que hoje seriam conversa de crianças de maternal.

E todos dançavam – surpreendentemente vestidos – não era preciso ficar nu por ser carnaval, não era açougue bom onde toda carne fica à mostra. Globelesma? Nem pensar…

Havia o desfile de rua – as escolas de samba, sem tanta ostentação, exibição corporal, nada disso – e era um acessório do carnaval, porque o principal não era ir ver alguém passar – carnaval era feito para todos dançarem – no salão, na quadra, na praça, onde uma banda se dispusesse a tocar o povo dançava.

E aí está a grande diferença: não era aula de aeróbica, onde dois ou três macacos e/ou macacas ficam em um palco fazendo gestos para o povo lá do chão imitar, macaquitos que são.

Nos salões havia concurso de fantasia – luxo e originalidade. Luxo era sempre igual, parecia que só trocavam as cores, não tinha graça, mas originalidade era notável – todos se perguntavam como podia alguém ter tanta imaginação para exibir aqueles trajes, realmente originais. O prêmio nem era lá essas coisa, às vezes apenas o troféu, taça comprada em lojas populares. Mas era tudo muito divertido. Muita serpentina cortando o salão, muito confete fazendo chuvas coloridas (confete… pedacinhos coloridos de saudade… como dizia uma antiga marchinha) e lança-perfume, que era permitido, antes de se viver nesse pesadelo de drogas pesadas acuando a juventude.

E na quarta-feira de cinzas, logo cedo, todos na missa para receber as cinzas… fazia parte do carnaval. Missa, gente, missa para encerrar o carnaval! (não considerávamos que era o início do período da quaresma, mas sim o encerramento do carnaval que se fora).

Inevitável a nostalgia nesta época, em que nada lembra que é carnaval.

Baile no salão? nem pensar – é só briga e violência. E não tem música de carnaval – põem uma bandinha de rock de esquina para tocar axé e funk e pensam que isso é baile de carnaval…

Então constato que o carnaval morreu. E me permito, sem me sentir tão velha, sentir falta de um verdadeiro baile de carnaval, para ir e dançar a noite toda, e, pasmem – QUATRO NOITES SEGUIDAS MAIS UMA NA SEMANA ANTERIOR (que era o chamado Grito de Carnaval), sem presenciar a porcariada que hoje se vê…

Não sei se passei eu ou passou o tempo dos carnavais…

Tudo está tão diferente que é difícil até mesmo chamar de carnaval essa confusão que se vê.

Mas o carnaval existe. E pessoas que adoram esse tempo. Como diz minha irmã, “cada um com seu cada qual”.

Para que não digam que só falo mal dessa baderna, trago aqui um texto do – para mim insuperável – grande Poetinha:

Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas foi o que restou

Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando cantigas de amor

E no entanto é preciso cantar
Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade

A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida, feliz a cantar
Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas de luz
Tanto amor para amar de que a gente nem sabe

Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando seu canto de paz
Seu canto de paz

(Marcha da Quarta-feira de Cinzas) 

 

 

Deixe um comentário