Tempo

Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra. (Mário Lago)

 

Há tantos mistérios na vida…

Por exemplo: em que momento, na noite que antecede o dia do aniversário, que se fica mais velho?

Vai-se dormir com uma idade e se acorda no dia seguinte com outra idade. Quando acontece essa nova idade?

Uma noite se vai dormir adolescente, com dezessete anos, no dia seguinte se acorda adulto, responsável, passível de prisão, podendo tirar a habilitação. Mágica essa noite que antecede o dia do aniversário, certo?

E não tem volta.

Um dia se vai dormir jovem com vinte e nove anos e no dia seguinte se amanhece com trinta anos – terrível para as mulheres.

O mesmo quando se passa dos trinta e nove para os quarenta anos – e parece que todo mundo fica sabendo, porque em todo lugar se começa a ser tratada por senhora…

Em algum lugar o tempo tem de reverter, porque não dá para ir sempre adiante, não existe isso. Será que algum dia alcançaremos esse ângulo que dá o caminho de volta, e os aniversários serão contados para trás – com reversão física, na aparência, recuperando a juventude ida e perdida?

Ou de repente saímos desse círculo então estaremos sempre caminhando em linha reta até atingir um fim?

E o pior é esse seguir adiante, envelhecendo um pouco a cada dia e um ano na fatídica noite que traz o dia do aniversário?

E hoje me pergunto: onde e quando perdi a alegria da véspera do aniversário, e ainda mais aquela do próprio dia, que, se eu pudesse, certamente eu o tiraria do calendário?

Ficou esquecida em algum canto da vida, caída, por certo, do pacote das ilusões, que se foram perdendo ao longo de todos esses anos.

Um comentário em “Tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s